terça-feira, 9 de outubro de 2007

NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS (NELAM)

"É a América Latina, a região de veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capital europeu ou mais, tarde, norte — americano, e como tal tem-se acumulado e se acumula até hoje nos distantes centros do poder. (...)

(...)Os fantasmas de todas as revoluções estranguladas ou traídas ao longo da torturada história latino-americana, emergem nas novas experiências, assim como os tempos presentes, pressentidos e engendrados pelas contradições do passado. A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi e contra oque foi, anuncia o que será."

Eduardo Galeano - "As veias abertas da América Latina"

Em 1º de abril de 2005, estudantes, professores universitários e membros de movimentos sociais criaram um espaço para discussão e reflexão sobre as lutas e conflitos sociais na América Latina, voltando boa parte de suas análises para dois países: Cuba e Venezuela. A escolha desses dois países como objeto de estudo e reflexão teve como principal motivação a opção feita pelos mesmos de seguir um caminho próprio, bastante particular, de desenvolvimento econômico e social.

Durante três anos, o Núcleo de Estudos Cuba-Venezuela (NECV) realizou diversas atividades no interior do Centro Universitário Fundação Santo André. Também nos esforçamos para participar de muitos encontros, seminários e debates onde o eixo central era a reflexão crítica sobre a situação da América Latina contemporânea.

Na data em que lembramos os 40 anos da prisão (08/10/67) e assassinato (09/10/67) de Ernesto Che Guevara, ampliamos nossos horizontes internacionalistas, transformando o NECV em Núcleo de Estudos Latino -Americanos (NELAM). Nesta nova fase de organização continuaremos insistindo na importância de nos debruçarmos sobre as lutas e conflitos sociais em curso em nossa região, pois o acompanhamento e estudo dos mesmos são uma forma de compreendermos melhor o presente e para ajudarmos, de maneira consciente e ativa, na construção de um futuro que seja marcado pela existência de uma nova sociedade, verdadeiramente justa, democrática e humana.

Nossa expectativa é que o NELAM possa ser mais um instrumento do processo de integração entre os países e povos que fazem parte da América Latina, pois, como dizia Simón Bolívar, "ou nos unimos ou seremos derrotados".

Santo André, 08 de outubro de 2007.

Coordenação do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NELAM)

Contato: 
contato_nelam@yahoo.com.br
Blog: 
http://nelamsp.blogspot.com/
 

Nenhum comentário: