quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Veja como a Época manipula a imagem da capa


O blog Faz Caber tem como um dos objetivos mostrar a arte e os conceitos utilizados na confecção de páginas de jornais e revistas, que inclusive não pertencem às Organizações Globo. Define-se assim: ''O título Faz Caber é uma brincadeira com uma frase comum em redações, quando um texto excede o espaço da página. Nosso blog traz os bastidores do processo de produção da revista e dicas que podem interessar a quem, como nós, não fica satisfeito com página feia.'' Mas, no fim das contas, eles entregam a verdade sem muitas delongas.


Ao lado das imagens das capas para a edição da Época, que teve a pretensão de apontar o presidente venezuelano Hugo Chávez como grande bandidão sulamericano, pode se ler o seguinte comentário, do diretor de Arte da revista, Marcos Marques:


''Capa da semana

Para fazer a capa desta semana foi feita uma pesquisa de imagem muito específica. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teria que estar com cara ameaçadora. Foi muito difícil, ele tem uma cara gorda e simpática, não dá medo em ninguém. A imagem que mais chegou próximo do objetivo foi a que ele está de boina vermelha olhando para o lado esquerdo. Para deixar a imagem ainda mais forte, o nosso ilustrador Nilson Cardoso fez um trabalho de manipulação na imagem original, até chegar a este resultado final. O que acham? Façam seus comentários


Marcos Marques - diretor de arte''


Até a publicação deste texto, 13 pessoas comentaram o trabalho. Doze delas teceram elogios, o que leva o leitor do blog a crer que são profissionais ligados à área. Apenas um, que não se identificou, fez uma crítica à manipulação:


''Incrível. Me sinto um idiota quando vejo alguém elogiar uma manipulação de imagens em uma revista, que teoricamente deveria retratar com fidelidade o mundo que vivemos. De qual escola veio esse conceito? De Göbbels? Só pode ser! Não se pode manipular, nem para o bem, nem para o mal, isso acaba com a credibilidade do veículo (se é que a Época tem alguma credibilidade) Vocês envergonham o jornalismo brasileiro. Nota zero para a manipulação!''


Leitores o criticaram. Aceitam e elogiam a manipulação. Mais abaixo, no blog, outras pérolas. Uma delas intitulada ''O Photoshop da Mônica Veloso'' especula sobre a manipulação de imagens de Mônica Veloso, mãe de uma filha de Renan Calheiros, feita pela revista Playboy e publicadas na edição de outubro da editora concorrente, a Abril.


Nos velhos tempos, mais precisamente na Editora Abril, tais revelações serviriam para cortar cabeças. Esperamos que as Organizações Globo sejam menos bárbaras e preservem os empregos — e o blog — dos autores. Se as imagens são assim, manipuladas, imaginem, caros leitores, como são os textos.

Nenhum comentário: