segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Mostra de documentários sobre Ernesto Che Guevara


Neste domingo, 11, estive presente no Memorial da América Latina, dentro de uma programação belíssima. Fui assistir uma mostra de documentários que tem como principal integrante Ernesto Che Guevara.
Exponho minha opinião não só para dizer que os documentários são maravilhosos e essenciais para a informação e formação de nosso conhecimento sobre o Companheiro Che Guevara, sua eterna luta, disciplina e persistência, que nos serve de exemplo de teoria e prática até os dias de hoje, mas também como forma de divulgação desta alternativa que o Memorial recorrentemente disponibiliza, cabe a nós prestigiarmos.

(Clique aqui e confira a programação completa)
Programa 1 – 1h23min
Mi hijo el Che – Fernando Birri, 70min.
Una foto recorre el mundo – Pedro Chaskel, 13 min.

Programa 4 – 83min
Serie de entrevista (em español, sem legenda) feitas por Maureen Bisilliat com personagens que conviveram com Che Guevara:
Alaíde, filha del Che, São Paulo, 2001, 12 min.
Korda, fotografo, Havana 1997, 10 min.
Orlando Borrego, colaborador próximo de Che, ex-ministro do açúcar, Havana 1997, 25 min.
Fernando Martinez Heredia, filosofo, ex-diretor da revista cubana Pensamiento Critico, Havana 1997, 19 min.
Rafael Polanco, Havana 1997, 17 min. Espanhol sem legenda.

Estava com receio de não conseguir o ingresso, uma vez que este assunto e de grande procura. Me preparei e ás 15 30hs estava lá. Ao chegar recebo a informação que e só entrar, fico surpresa. Sento e logo um funcionário vem me informar que já vai começar, fico 10 minutos sozinha aguardando e refletindo exatamente na importância que seria ver aquela sala com gente sentada ate no chão. Ao iniciar o documentário não mais que oito pessoas entram para assistir, número que foi diminuindo no decorrer da exposição do documentário.

Um dos documentários que mais me chamou a atenção, não estava, por incrível que pareça, na programação oficial, portanto não vou saber lhes informar o nome, mais posso aqui colocar alguns comentários.
O documentário abordava as estratégias utilizadas pelos guerrilheiros liderados por Che, sua prisão e morte na Bolívia, além de relatos dos agentes da CIA e dos policiais bolivianos.
Em recente atividade realizada pelo NELAM, Luis Bernardo Pericás, histoador e autor de dois livros sobre Che, esclarece varias perguntas a respeito do período que Che esteve na Bolívia. Pericas comentou sobre a falta de informações sobre este período de Che Guevara.
Por isso acredito que e de extrema importância estarmos sempre destacando este tipo de atividade como educadores e formadores de opinião que somos.

“A educação e a capacidade de confrontar as situações criadas pela vida”.
Che Guevara

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal postar essa atividade, Carol!
Gostaria muito de assistir aos filmes...

O Memorial, de fato, sempre tem essa programação..
Quem sabe, em uma próxima chance...

Abraços!