quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Alvaro Colom foi eleito presidente da Guatemala

Os mais de dois milhões e oitocentos mil guatemaltecos que foram dia (04) às urnas para decidir em segundo turno o futuro presidente do país, para os próximos quatro anos, elegeram o engenheiro Alvaro Colom Caballeros da Unidade Nacional da Esperança (UNE) como governante. O resultado surpreendeu a todos, já que as pesquisas de opinião indicavam a vitória de Otto Pérez Molina, do Partido Patriota (PP), com aproximadamente de 5% de vantagem. O vencedor teve 52.82% da preferência popular, enquanto Molina ficou com 47.18% dos votos válidos. Os votos em brancos foram 1.75% e os nulos 3.50%. Ontem, durante a votação, os locais de votação tiveram poucas filas. À noite, logo após o Tribunal Superior Eleitoral ter divulgado o ganhador, os partidários de Colom foram às ruas celebrar o resultado.
Os dois candidatos que participaram do segundo turno estiveram nos meios de comunicação: o presidente eleito da Guatemala, Alvaro Colom, falou para agradecer à população que participou do processo eleitoral, enquanto Otto Pérez Molina falou admitindo sua derrota e disse que seu partido seguirá trabalhando pela Guatemala. O candidato derrotado prometeu fazer forte oposição ao novo Governo, para que cumpra o prometido.
Apesar da tranqüilidade do dia de ontem, houve denúncias de fraudes por parte de ambos partidos. Da UNE, foi dito que deram cupons para serem trocados por telas de alumínio para que votem pelo partido. Por outro lado, do Partido Patriota disse-se que ofereceu Q. 150.00 a cada pessoa que votasse pelo partido e também que distribuiu panfletos contra a UNE.

Nenhum comentário: