quarta-feira, 4 de março de 2009

Curso Gratuito sobre o Pensamento de Ernesto Che Guevara

NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS (NELAM)
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ (CUFSA)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO LIVRE

“O PENSAMENTO DE ERNESTO CHE GUEVARA:
ECONOMIA, POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS”



OBJETIVO GERAL

Desenvolver uma reflexão crítica sobre o pensamento de Ernesto Che Guevara, bem como sua contribuição para o estudo dos problemas sociais na América Latina e dos movimentos de libertação nacional do mundo contemporâneo.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Compreender os conceitos fundamentais do pensamento de Ernesto Che Guevara em relação à crise econômica, ao desenvolvimento do capitalismo, às lutas políticas na América Latina e às relações internacionais.

EMENTA

A concepção de política no pensamento de Ernesto Che Guevara; Uma análise dos “Textos Econômicos”; Antiimperialismo e lutas de libertação nacional: Che Guevara no Congo; Internacionalismo e Revolução: o diário da Bolívia; Che e a situação Sul-Americana:entre ditaduras e guerrilhas; Che Guevara no governo: INRA, Banco Nacional e Ministério da Indústria; Os últimos dias de Che: guerrilha e morte na Bolívia.


ABERTURA OFICIAL DO CURSO:

31 de março de 2009, 19H30, Auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL/CUFSA), com palestra de Carlos Trejo (Cônsul Geral de Cuba), Jaime Valdivia Almanzada (Cônsul Geral da Bolívia) e Doris Mireya Theis Chitty (Cônsul Geral da Venezuela), com o tema “A contribuição do pensamento de Ernesto Che Guevara para a integração latino-americana”.


DATAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Abril:
04:
documentário “Ernesto Che Guevara: homem, companheiro, amigo...”
25: debate sobre o livro “Política - Ernesto Che Guevara” (Editora Expressão Popular), com introdução do Prof. Dr. Mauro Iasi (UMESP/UFRJ).

Maio:
09: documentário “Revolución”
23: debate sobre o livro “Textos Econômicos – Ernesto Che Guevara” (Edições Populares), com introdução do Prof. Mestre José Alfonso Klein (CUFSA).

Junho:
06:
documentário “Che: onde nunca antes o imaginavam”
20: debate sobre o livro “Passagens da Guerra Revolucionária – Congo”, de Ernesto Che Guevara (Editora Record), com introdução do Prof. Mestre Marcelo Buzetto (CUFSA/UMESP/Escola Nacional Florestan Fernandes).

Agosto:
08:
documentário “Fidel: revelações sobre Che”
22: debate sobre o livro “Diário da Bolívia”, de Ernesto Che Guevara (Edições Populares), com introdução do Prof. José Mao Jr. (doutor em História Econômica/USP).

Setembro:
19:
documentário “Tempo de Resistência”
26: debate sobre o livro “Guerra de Guerrilhas: um método”, de Ernesto Che Guevara (Edições Populares), com introdução do Prof. Aton Fon Filho (Rede Social de Justiça e Direitos Humanos).

Outubro:
03:
documentário “Cuba: 30 anos depois)
24: debate sobre o livro “O Ministro Che Guevara”, de Tirso W. Saenz (Editora Garamond), com introdução de um representante do Consulado Geral de Cuba em São Paulo.

Novembro:
14:
documentário “Che: 40 anos depois”
28: debate sobre o livro “Che Guevara e a luta revolucionária na Bolívia”, de Luis Bernardo Pericás, com introdução do próprio autor.

Dezembro:
05:
atividade cultural de encerramento do curso, com o grupo de música latino-americana “Canto Libre”.

HORÁRIO, DIA e LOCAL

O curso ocorrerá sempre aos sábados, das 11h00 às 13h00, sendo no primeiro semestre no Auditório da FAFIL e, no segundo semestre no Auditório da FAECO, no Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA), situado na Avenida Príncipe de Gales, 821, bairro Príncipe de Gales, Santo André/SP.

ORGANIZAÇÃO

Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NELAM)/Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA).

APOIO: COLEGIADO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, FAECO JÚNIOR.

OBSERVAÇÃO: CURSO GRATUITO

O CURSO SERÁ GRATUITO E ABERTO PARA A COMUNIDADE. TAMBÉM SERÁ FORNECIDO CERTIFICADO PARA QUEM PARTICIPAR DE, NO MÍNIMO, 10 ENCONTROS.

MAIORES INFORMAÇÕES: 7225.2797 (Prof. Marcelo) ou 7201.2792 (Prof. Alfonso Klein)

Um comentário:

Juliana De Abreu disse...

Oi Marcelo, acabei de te mandar um email com a entrevista que te disse nas palestras feita na Metodista sobre "Midia, movimentos socias e cidadania" algo do tipo... Interessante seu blog ! depois leio com mais calma ;) se nao tiver recebido no seu email, foi porque anotei o seu endereço errado... o meu é juw_abreu@hotmail.com
Abraços !