sábado, 18 de outubro de 2008

NELAM promove debate com Cônsul da Bolívia durante curso no Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)

05/10/2008 - “Bolívia está construindo uma nova identidade”, afirma cônsul.
Fonte: Comunicação, Notícias, http://www.fsa.br/ .



O Cônsul Geral da Bolívia em São Paulo, Jaime Valdivia Almanza, afirmou durante palestra na Fundação Santo André, no último dia 11, que o país está construindo uma “nova identidade”. A afirmação aconteceu durante o evento que faz parte dos Cursos Livres, organizados pelo Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NELAM/CUFSA), com apoio da Faeco Júnior, com o tema “Conflitos Sociais e Relações Internacionais na América Latina”.

De acordo com Almanza a Bolívia não segue o sistema de governo cubano, venezuelano ou o estilo do presidente Lula de governar. “Trata-se de um projeto próprio de identidade. É uma revolução democrática. Precisamos conhecer mais o presidente Evo Morales, pois estamos buscando uma identidade própria”, revelou. O cônsul explicou aos estudantes todos os processos políticos da Bolívia nos últimos anos, até a posse de Evo, com 54% dos votos da população. “Ele está enfrentando grandes empresários a se engajar na nova política boliviana, como vamos conhecer este homem, pois os valores dele não são econômicos, mas sim, princípios da cultura indígena”.

Antes de palestrar aos estudantes, Almanza teve um breve bate-papo com alguns professores da Faeco, que fizeram uma série de perguntas em relação ao presidente boliviano. Almanza relatou que é difícil compreender a personalidade de Evo Morales. “De todos os políticos de esquerda latino-americanos, Evo lembra um pouco Lula, pela formação, mas confesso que ainda estou descobrindo seus valores”.

De acordo com o coordenador do Núcleo e o professor do colegiado de Relações Internacionais, Marcelo Buzetto, o objetivo do curso é estimular o estudo e a pesquisa sobre temas relacionado à América Latina contemporânea. “Já estudamos o Chile, Colômbia, Venezuela e agora Bolívia. Trata-se de uma reflexão sobre a situação política, social e econômica da região, sempre fazendo uma relação com o debate sobre a integração latino-americana e com os projetos de integração”.

A Cônsul da Venezuela se apresenta dia 22 de novembro.

A programação vai até dia 22 de novembro e quem participar de seis encontros tem certificado garantido. Os próximos debates acontecem no dia 8 de novembro, com o documentário "No Volverán: a Revolução Bolivariana na Venezuela", de Altered State Films e termina no dia 22 com a palestra da Cônsul Geral da República Bolivariana da Venezuela, Cármen Gonzalez Graterol, que palestrará sobre o tema “Movimentos Sociais, Socialismo e Democracia na Venezuela: os desafios da Revolução Bolivariana”.

http://www.fsa.br/


Voltar

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito