sexta-feira, 2 de maio de 2008

Tensão na Bolívia: presidente Evo Morales alerta o mundo para tentativa de golpe de estado. Forças conservadoras e anti-democráticas atacam o governo.

A herança racista e oligarca da elite de Santa Cruz
por paula Última modificação 30/04/2008 09:29

Para autores do livro “Los Barones del Oriente. El Poder en Santa Cruz Ayer y Hoy”, elite crucenha mantém seu poder através de uma lógica econômica anti-nacional e baseada no latifúndio e em um capitalismo colonial, que tolera o trabalho servil

24/04/2008

Igor Ojeda

Correspondente do Brasil de Fato em La Paz (Bolívia)

Dois acontecimentos esclarecedores vêm agitando a Bolívia nos últimos dias. Pois dão conta de descrever, como poucos analistas, o perfil da oligarquia do oriente boliviano. Um deles ocorre no chaco boliviano, em Alto Parapetí, no departamento de Santa Cruz. Desde o dia 4 de abril, grupos de criadores de gado impedem, à força, o início das vistorias, pelo governo, de 157 mil hectares de terras da região.

O objetivo é verificar se as propriedades rurais cumprem a função econômica e social; no caso negativo, deverão ser distribuídas para camponeses guaranis. Nas fazendas da área, de acordo com o governo, a ONU e entidades de direitos humanos, entre outros, pelo menos mil famílias de guaranis são submetidas a regime de servidão.

O outro acontecimento teve início em 19 de março, quando o governo do presidente Evo Morales emitiu um decreto proibindo provisoriamente a exportação de óleo de cozinha, com a finalidade de garantir o fornecimento à demanda interna e baixar o preço do produto. Os produtores do oriente, desde então, protestam veementemente, enquanto o Executivo lembra que a soja, matéria-prima do óleo de cozinha, recebe vultosos subsídios do Estado.

Lógica econômica extrativista, anti-nacional e baseada na propriedade privada da terra, total subordinação ao mercado internacional, e a prática de um capitalismo colonial, onde a servidão nos latifúndios é permitida e tolerada. As características da elite de Santa Cruz saem à tona em exemplos concretos como os dois mencionados acima.

As tensões na Bolívia se agravam com a aproximação da data da realização do referendo autonômico promovido pelas autoridades e o comitê cívico do departamento. A consulta, marcada para 4 de maio e considerada ilegal pelo governo e rechaçada pelos movimentos sociais, tratará da aprovação ou não do estatuto autonômico crucenho (de Santa Cruz), que propõe o controle departamental sobre, por exemplo, a terra e os recursos naturais.

Tais fatos conjunturais encontraram uma sólida análise teórica com o lançamento do livro “Los Barones del Oriente. El Poder en Santa Cruz Ayer y Hoy” (Os Barões do Oriente. O Poder em Santa Cruz Ontem e Hoje), dos sociólogos Ximena Soruco Sologuren e Wilfredo Plata e do economista agrário Gustavo Medeiros (Faça o download aqui do livro lançado no dia 8 ) .

Os autores partem do estudo da constituição histórica da oligarquia crucenha (de Santa Cruz) para analisar suas características atuais. A conclusão é curiosa: nada mudou. O perfil político, econômico e social dessa elite continua o mesmo de 130 anos atrás. A diferença é que, se antes o grande produto de exportação era a borracha, hoje é a soja.

“Seu modelo econômico é o extrativo do século 19. E o racismo contra a população indígena é da mesma época. Que, se não for para exterminá-la, deve-se assimilá-la como mão-de-obra”, afirma Ximena, que, junto com Wilfredo, concedeu a entrevista abaixo para o Brasil de Fato.

Brasil de Fato – Por que o termo “barões do oriente”?

Ximena Soruco – É um termo que procura mostrar que a lógica de constituição desse grupo assentado em Santa Cruz é igual a dos barões do estanho. É de significado muito nacional. É um termo que a revolução de 1952 usa para questionar essa oligarquia mineradora que controlou o país por pelo menos 50 anos. Nossa hipótese é a de que os barões do oriente surgem na mesma época e com as mesmas características, mas, diferentemente aos do estanho, não são questionados pela revolução. Se no ocidente vem a reforma agrária que acaba com as haciendas [propriedade rural, comum na época colonial, cujo proprietário explorava as diversas formas de trabalho subordinado], no oriente, o processo se inverte: estas são constituídas a partir de 1952. Hoje, funcionam a hacienda e a empresa agrícola capitalista, e o latifúndio se complementa à hacienda. O modelo da soja, que é compartilhado com o Brasil, a expansão da fronteira agrícola, precisam do latifúndio para viver, precisa quem lhe dê terra. Não podemos pensar no latifúndio como um vício do passado, feudal. É produto dessa modernidade, desse capitalismo dependente.

Wilfredo Plata – A semelhança está no fato de que ambos os grupos surgem na mesma época, fim do século 19. Na mesma época em que se começa a explorar estanho no ocidente, tem início a produção da borracha no nordeste boliviano. Ambos estão ligados ao mercado internacional. O boom da borracha dura 30 anos, enquanto a mineração dura por quase todo o século 20.

Ximena – O boom da borracha se dá na Amazônia peruana, boliviana e brasileira. É época também da imigração européia, de imigrantes pobres, sobretudo para a Argentina, Uruguai... mas muitos se assentam também na Bolívia, chegando desde a Amazônia brasileira e peruana. E a saída principal da borracha era Belém do Pará. E de fato, a guerra do Acre, entre Brasil e Bolívia, se dá pela borracha, e o Tratado de Petrópolis diz que, em troca de sua assinatura, se construiria uma ferrovia Madeira-Mamoré, para tirar a borracha. É o mesmo que aconteceu com o Pacífico para tirar o estanho.

Wilfredo – Ou seja, podemos dizer que ambas as regiões exportam matéria-prima, para ser convertida em produto de valor agregado na Europa.
___________________________
Nossos Estados fracos e sua inserção no capitalismointernacional vão fazer com que haja um boom para a produção de agrocombustível, e não para a alimentação humana. O remédio é pior que a doença.
_______________________
E como se dá a relação entre a terra e o poder no oriente e na Bolívia em geral?

Ximena – A terra é importante sempre, desde a colônia. Mas as haciendas coloniais não eram um espaço de acumulação capitalista forte, pois os hacendados vivem do trabalho gratuito, servil, da renda da terra. Mas, a revolução de 1952, com sua política agrária, consolida as bases de um desenvolvimento agrícola capitalista no oriente boliviano.

Wilfredo – Ou seja, o ocidente libera mão-de-obra, porque aqui havia haciendas até 1952, 1953, e estas vão para o oriente. Até então, o oriente era um lugar afastado, sem conexão de estradas. Criou-se uma região política, social e econômica, uma criação estatal. Agora, dizem que não devem nada ao ocidente, que se erigiram com suas próprias forças, que fizeram tudo, mas não é verdade, é uma criação do Estado nacional, com todo o investimento que se fez.

Ximena – O problema aí é que o Estado investe na construção de uma burguesia nacional. Mas, esse setor, na etapa da ditadura, pelo menos de 1964 a 1980, volta à sua fonte comercial, a borracha. Os créditos recebidos para o algodão normalmente se desviavam para o setor terciário: em Santa Cruz, crescia a construção, serviços básicos, o sistema bancário. Parece que a lógica econômica desse setor segue sendo a de matérias-primas, da borracha ou do estanho. E se relacionam com a agricultura em momentos de auge econômico. Mas não é uma relação estável com a agricultura, e nem provê o mercado nacional. Está somente olhando para o mercado internacional. É por isso que hoje se defende os produtores de óleo de cozinha, mas não se fala nada dos consumidores de óleo, que estão na Bolívia, estão em Santa Cruz.

Wilfredo – Primeiro foi a borracha. Depois de 1952, o algodão, e em seguida a soja.

Ximena – E tememos que o próximo boom seja, mantendo a soja, o do açúcar, devido aos agrocombustíveis, A América Latina, nesse tema, se converte num lugar central do mundo. Não se pode produzir alimentos para energia na Europa. Os EUA estão fazendo, com o uso da soja e do milho. Então, requerem a importação de alimentos. Nossos Estados fracos e sua inserção no capitalismo internacional vão fazer com que haja um boom para a produção de agrocombustível, e não para a alimentação humana. O remédio é pior que a doença.

Então, com os agrocombustíveis, a oligarquia de Santa Cruz só tende a ganhar mais força.

Wilfredo – Nós fizemos uma investigação e a conclusão nos diz que essa burguesia nacional, que foi criada pelo Estado nacional, tem uma visão local, regional. Está olhando o exterior, mas localmente. Não olha para o ocidente. É uma visão anti-nacional. Em outras palavras, se apropriam da região mais rica da Bolívia, em termos de recursos naturais.

Ximena – E sua lógica econômica condiciona sua lógica política. Não podem produzir um projeto político nacional. Esse é o limite. O que pode levar a um processo de separação política e administrativa da Bolívia. E a um suicídio coletivo.

Qual o papel dos latifundiários estrangeiros em geral, e dos brasileiros em particular, nesse contexto?

Ximena – Nos últimos tempos, têm chegado grandes produtores brasileiros e argentinos. Parece que os produtores de soja na Bolívia são um transbordamento da economia sojeira no Brasil e na Argentina. Porque as condições de acesso à terra aqui são muito mais fáceis. Quase não há pagamento de impostos. Ou esses produtores compram terra, ou alugam dos latifúndios. A participação dos produtores de soja brasileiros e argentinos é forte. O que produzem mais soja são os brasileiros, em termos de superfície. Depois dos brasileiros, vêm os produtores nacionais, divididos entre pequenos, médios e grandes. No âmbito nacional, quem mais produz são os pequenos. Estamos então com uma forte conexão da indústria agrícola boliviana e brasileira. De fato, o modelo econômico é similar em relação à soja, de expansão da fronteira agrícola. Não há investimento em tecnologia, como no mercado argentino.

E como se inserem, nesse contexto, os acontecimentos recentes no chaco boliviano, em Alto Parapetí?

Wilfredo – Tem relação direta, tem a ver com a terra. E aí, existe um tema de longa data, o da servidão dos povos guaranis. Há uma espécie de manto que cobre isso, mas isso está demonstrado, há trabalhos a respeito. O que acontece é que existe essa relação de servidão, de famílias que estão cativas, que não recebem salários, que não tem horários estabelecidos.

Ximena – E aí que se mostra que é uma lógica econômica. Assim como vivem juntas a empresa agrícola e o latifúndio, podem conviver o salário ao camponês com a servidão. É uma lógica que nos mostra porque hoje as instituições crucenhas, como os comitês cívicos e o governo departamental, defendem os proprietários de terra de Alto Parapetí e do resto do chaco boliviano. Não é um capitalismo pleno, é um capitalismo colonial. Que pode usar escravidão, servidão e salário. Não há contradição nisso, porque não lhes interessa chegar a um capitalismo pleno, como queria a burguesia nacional em 1952, e sim extrair matéria-prima, excedente e lucro da melhor maneira possível. Como não existia um Estado forte, que defendesse os interesses de seus trabalhadores, no século XXI, ainda se mantém a servidão na Bolívia. E a elite crucenha defende esse modelo.

______________________"Enquanto no ocidente há uma acumulação histórica de movimentos sociais, no oriente há uma acumulação histórica de elites, que transformam seu discurso de acordo com o contexto. Agora, por exemplo, estão incorporando o tema indígena"_________________________

Por que, conforme conclui o livro, a renovação das gerações elites crucenhas não garantiu uma mudança de suas características? Que mecanismos mantiveram essas características?

Ximena – As elites que se modernizaram ascendem por méritos. Sim, nascem com sobrenomes de uma família, mas há setores de profissionais que, por seus méritos, por seus trabalhos, ascendem socialmente. Isso não acontece na Bolívia porque sua elite não é moderna. Porque não é uma burguesia completamente capitalista. Então, aqui, por um lado, fatores como o sobrenome, a cor da pele, os amigos e as relações configuram essa elite. Por outro, diferentemente do que ocorre no ocidente, no oriente não há uma renovação de elites, não há movimentos sociais, operários, indígenas, camponeses, populares, que tenham questionado as elites do oriente. Enquanto no ocidente houve a Revolução de 1952. O retorno à democracia e o período 2000-2005 também questionam e derrotam essas elites. As elites que surgiram tiveram que incorporar as demandas dos movimentos sociais. Em Santa Cruz, isso não acontece, não precisam incorporar, porque não tem um grupo interno que os questione, que os desaloje. Enquanto no ocidente há uma acumulação histórica de movimentos sociais, no oriente há uma acumulação histórica de elites, que transformam seu discurso de acordo com o contexto. Agora, por exemplo, estão incorporando o tema indígena. Mas “o autêntico indígena está atrás de mim”. Há uma assimilação do indígena, uma incorporação, enquanto este esteja a seu favor, senão é excluído. Então, mudam o discurso, mas a lógica, o fundamento, segue sendo o mesmo de há 130 anos.

Então se pode dizer que esta elite é a mesma de 130 anos atrás.

Ximena – A lógica é a mesma. Não é um problema de família. Há famílias que entram e que saem. As que empobrecem e as que enriquecem. Há, claro, sobrenomes que continuam, mas o que conta é a lógica. Seu modelo econômico é o extrativo do século 19. E o racismo contra a população indígena é da mesma época. Que, se não for para exterminá-la, deve-se assimilá-la como mão-de-obra.

Wilfredo – Além disso, é uma elite voltada para si mesmo, porque se concebe nos EUA, na Europa, uma elite branca, de língua espanhola, que no fundo despreza o indígena, a língua indígena. Especialmente, nos últimos tempos, eles até criaram sua própria etnia, a “nação camba” [os originários do oriente são chamados de camba]. Criaram um espaço geográfico, a meia-lua, e viram no seu horizonte como adversário o outro, o imigrante indígena colla [como são chamados os indígenas do ocidente], aymara e quéchua, basicamente. Eles são os inimigos, os que querem disputar seu espaço geográfico, seus recursos econômicos, e que, portanto, devem ser combatidos. Essa é a autonomia. A resposta política ao levantamento colla. E, para isso, criaram uma etnia sui generis.

Ximena – E isso é útil porque encobre as desigualdades no interior da região. Falar de um adversário político que se torna inimigo. O discurso regional, oriente contra ocidente, cambas contra collas, encobre a luta pelo excedente, pelas riquezas naturais, e quem se apropria desses recursos. É um discurso de moda, fácil, que encobre processos econômicos mais profundos e de mais longa duração.

E que consegue atingir a população em geral...

Ximena – Exato. É um populismo de direita. O que fazem? Constroem um povo a partir de um inimigo comum. Essa é a experiência fascista. O fascismo constrói o judeu como o culpado de tudo, onde os setores pobres, toda a insatisfação política, econômica, social e cultural da população se choca com o inimigo, sem questionar a estrutura interna desse país ou região.

___________________________
Se essa elite não conseguir que seus interesses sejamatendidos no Estado nacional boliviano, é possível que aposte na construção de um separado
________________________

O livro diz também que, para a manutenção da elite crucenha, o Estado boliviano deve cumprir seu papel de garantidor da propriedade privada da terra, de incentivador do modelo agroexportador e de repressor das revoltas populares. Então, quando esses “barões do oriente” se rebelam contra o governo Evo Morales, e impulsionam, por exemplo, o processo autonômico, isso quer dizer que eles temem que o governo busque fazer com que o Estado boliviano não cumpra mais esse papel?

Ximena – Sim, porque desde 1952 até 2005, é a primeira vem que existe um Estado que não responde a seus interesses. Daí o medo. Porque, por não ser um processo plenamente capitalista, se necessita do Estado. A soja é exportada à CAN [Comunidade Andina de Nações], à Colômbia. Precisa de acordos internacionais, precisa de um respaldo. Esse modelo precisa de um Estado. O problema é, o que acontece se o governo de Evo Morales não lhes dá um espaço nesse Estado? Será que as coisas apontam para a criação de um Estado independente? A lógica mostra que sim. Se essa elite não conseguir que seus interesses sejam atendidos no Estado nacional boliviano, é possível que aposte na construção de um separado. Esperamos que não. A pergunta seria: como fazer essa elite se voltar para o mercado interno? Não é uma briga contra a exportação. Mas é que primeiro se deve pôr os interesses nacionais, e depois o mercado internacional. Mas isso não será uma coisa voluntária de uma elite. E sim produto dos movimentos sociais, que, no interior da região, podem questionar isso.

Wilfredo – Na história, a elite cruceña sempre teve cunho separatista. Isso sempre esteve latente. Desde a fundação de Santa Cruz, no século 16. Eles têm uma origem distinta do Alto Peru, porque vêm de La Plata. Então, o separatismo fomentado por grupos radicais está presente na história. E isso vem sendo usado para se negociar com o Estado. Ou seja, em momentos de conflito como o atual, sempre se abre a possibilidade do separatismo, “finalmente poderemos ser livres”, “ser independentes”.

Ximena – O problema é que eles não fazem sequer um bom cálculo econômico. Hoje, eles se vinculam com Brasil, Argentina e Peru, e não La Paz. A pergunta econômica é: a saída para o Pacífico, a China, Índia, é pelo Chile, e passa pelo ocidente boliviano. Então, até que ponto é viável um Estado que não tenha uma saída garantida ao Pacífico? Eu acredito que não seja. Não é suficiente a saída ao Atlântico. Então, a ação de Santa Cruz pode ser mais uma negociação para obter um espaço de representação dentro do Estado via um Estado federal, autônomo, mas quase independente, porque o estatuto questiona o aspecto fiscal, o controle de terras, âmbitos chaves que sempre foram manejados pelo Estado central.

Wilfredo – O estatuto tem um epicentro. É a terra. A terra e os recursos naturais. Eles querem ter sua própria lei departamental. Que o governador assine os títulos, distribua as terras... aí não tem reforma agrária. Simplesmente é validar o que está. Nada a ver com o Estado boliviano. Ou seja, se eles propuserem isso, não teremos mais um Estado unitário, boliviano.

____________________________
Uma pesquisa diz que 15% da população de Santa Cruz conhecem o estatuto de alguma maneira; 85% não leram, não escutaram seu conteúdo, não sabem do que se trata
________________________

Querem mais criar um novo Estado dentro do Estado boliviano em vez, por exemplo, de conquistar o poder nacionalmente?

Wilfredo – Isso. Quando lemos as entrelinhas do estatuto, concluímos isso.

Ximena – Não se pode confundir autonomia com o estatuto. A autonomia é uma demanda legítima dos movimentos sociais. O que acontece é que preencheram essa demanda com um conteúdo claro, que é o estatuto, que, hoje, não é discutido em Santa Cruz. As pessoas não o conhecem. Não podem discuti-lo. Então, o próprio processo de elaboração do estatuto não é democrático. Não é como a nova Constituição, quando se escolheu representantes por voto para elaborá-la. Os que fizeram o estatuto foi um grupo nomeado pela elite.

Wilfredo – Uma pesquisa diz que 15% da população de Santa Cruz conhecem o estatuto de alguma maneira; 85% não leram, não escutaram seu conteúdo, não sabem do que se trata. É uma manipulação mediática.

Ximena – Essa é a estratégia do Império frente aos processos que se estão dando na América Latina. Se não se pode controlar o Estado nacional, tem que dividir, para controlar pequenos Estados. Então, é um momento crítico para o continente. E a Bolívia é o caso central agora, pela vulnerabilidade do Estado nacional em relação a outros países com governos de características semelhantes. Acredito que o tema nacional ainda pode ser convocado para buscar uma coesão diante desse grupo oligárquico. Deve-se denunciar constantemente que não é um problema regional, étnico. Que é um problema de sobrevivência de um grupo econômico frente aos interesses nacionais.

No livro é dito também que, diferentemente dos barões do estanho, os do oriente não se apropriaram do Estado boliviano. Mas, mantêm uma influência muito grande sobre ele, não é mesmo? Como era essa relação da elite do oriente com o poder central?

Ximena – A diferença é que uma burguesia clássica se constrói a partir de um processo econômico e toma o Estado, como na Revolução Francesa. Nos casos dos barões do estanho, é semelhante. Essa burguesia surge com o boom do estanho, processo de acumulação originária, e, na Revolução Federal de 1899, tomam o Estado. Chegam a mudar a sede de governo de Sucre a La Paz. Já a burguesia do oriente tem como momento dourado 1952, com as dotações de terras pelo governo e a agroindústria. Mas não tomam o Estado. É este, produto de um movimento social da Revolução, que investe capital para fortalecer essa burguesia constituída no oriente. Um Estado minerador constrói uma burguesia agroindustrial. Esta participa no Estado, mas não é ele. E tampouco têm a capacidade de se apropriarem dele. Não existe uma liderança ou um projeto político nacionais. Mas o controle sobre a região lhes permite negociar com o Estado. Brigam desde os anos 1950, quando surgiu o comitê cívico. Desde então, há uma acumulação de demandas. Para eles, a culpa por todos os problemas de Santa Cruz é do Estado central.

Wilfredo – Mas podemos enunciar algumas hipóteses. Por que não possuem uma visão nacional? Pode ser devido ao repúdio ao indígena. O rechaço ao indígena, ao outro, que deve ser excluído. Os limites geográficos do que seria a nação camba exclui toda a região andina. Onde estão os índios. O resto dos indígenas pode ser cooptável, assimilável.

Ximena – Os barões do estanho conseguem um projeto político nacional porque, até 1952, os indígenas estavam excluídos das votações. Não eram atores políticos, só mão-de-obra. Pongos [como eram chamados os indígenas que trabalhavam em regime de servidão]. Hoje, ao contrário, para se criar um projeto nacional, esta elite teria que reconhecer a cidadania da população indígena majoritária, e não estão dispostos a isso.

E como se deu o processo de transformação da direita boliviana de um caráter político-partidário a um regional?

Ximena – Esta elite se afinca no tema cívico, porque está incrustado na região. Por isso que os processos regionais na Bolívia estão hoje mais vinculados a comitês cívicos do que a partidos políticos. Porque a característica de um partido político é ter que lutar num terreno público nacional, e o comitê cívico não. Além disso, os comitês são estruturas não democráticas. E não se submetem ao voto. Se elegem entre eles e ficam ali.

Wilfredo – São clãs. A pele, o apelido, a família. São estruturas corporativas, por interesse, não têm um caráter classista, que defendam ideais, uma visão de país. São corporações, fundamentalmente econômicas.

Ximena – Outro aspecto é que, durante as ditaduras na Bolívia, sobretudo a de Banzer [Hugo Banzer, ditador entre 1971 e 1978 e presidente constitucional de 1997 a 2001], a única organização da sociedade civil que podia agir eram os comitês cívicos. Nem partidos, nem sindicatos, nenhuma outra instituição. Os anos 1970 conformam um momento de fortalecimento dos comitês cívicos. E nos anos 1980 podem planejar todo um projeto cultural, identitário.

Wilfredo – A política hoje na Bolívia se etnizou, foi posta em territórios. De um lado, os indígenas, de outro, o resto, as elites. Se partiu em dois. O tema indígena se levou ao extremo no ocidente, se etnizou aqui. E no oriente também, com o tema das autonomias. A região, o crucenho. Não há um discurso de esquerda etc. A Bolívia está partida por territórios étnicos.
DEFENDAMOS LA UNIDAD Y LA SOBERANÍA DE BOLIVIA
Alianza Social ContinentalL
As autoridades de la región de Santa Cruz en Bolivia han anunciado la realización el próximo 4 de mayo de un referendo que se propone fraccionar este país andino. Este referendo ha sido declarado ilegal por el Tribunal Electoral de Bolivia y es desconocido por las Naciones Unidas y la Organización de Estados Americanos, la cual respaldó al gobierno legítimamente constituido de Evo Morales.
Quienes han convocado al referendo se han opuesto al programa democrático adelantado por el gobierno boliviano, pretenden mantener privilegios de los que disfrutaron durante décadas y han esgrimido argumentos racistas y separatistas, oponiéndose a toda clase de negociación ofrecida generosamente por el gobierno.
El pueblo de Bolivia durante los últimos meses adelantó un proceso que expidió una nueva Constitución, que proclama la instauración de un Estado plurinacional y democrático, que defiende la soberanía, los recursos naturales y la producción nacional, y se aparta del cauce neoliberal que durante décadas se aplicó en ese país. Algunas autoridades regionales han respondido con el intento de fraccionar el país y desatar un conflicto de imprevisibles consecuencias.
La Alianza Social Continental llama al más enérgico apoyo al proceso democrático boliviano, a la defensa del derecho de ese hermano pueblo a escoger libremente su propio camino de desarrollo y a preservar las conquistas alcanzadas después de años de importantes luchas sociales, en las cuales el pueblo está definiendo su propio destino.Alertamos sobre la creciente intervención de fuerzas imperialistas que quieren utilizar el separatismo en Bolivia como plataforma de lanzamiento de una contraofensiva de derecha contra los avances democráticos en el continente, e invitamos a las organizaciones de la Alianza Social Continental a hacer una campaña de información veraz y solidaridad sobre los logros del proceso boliviano y la naturaleza de las intrigas de las multinacionales, los terratenientes y los dirigentes separatistas.

Difusión de la Campaña Continental contra el ALCA:http://movimientos.org/noalca/
BOLIVIA: CONTRAINSURGENCIA Y GOLPISMO: LA GILADALA
PRIMERA GUERRA GLOBAL IMPERIALISTA
INFORME PERIÓDICO Nº 591 - 01/05/2008 12:15
BOLIVIA:contrainsurgencia y golpismo
Por Stella Calloni
En los próximos días Bolivia estará viviendo el intento de un "golpe suave" o "golpe fuerte", si sus inspiradores necesitan una acción superior en el esquema contrainsurgente que Estados Unidos ha venido aplicando cotidianamente sobre el gobierno de Evo Morales, con el apoyo de la poderosa derecha fascista de ese país.
El prefecto de Santa Cruz, Bolivia, Rubén Costa realizará un referéndum por autonomía, lo que es ilegal e inconstitucional, lo que ha puesto a ese país y a América Latina en uno de sus momentos más peligrosos y amenazantes.En ese escenario, se está jugando la única posibilidad que ha tenido el pueblo boliviano-mayoritariamente indígena- para salir de siglos de dominación, terror, discriminación, pobreza, abandono y recuperar sus derechos y su dignidad. Pero también se juega el futuro de América Latina en su conjunto, en un tiempo nuevo donde se advierte que "sí se puede" desafiar
los mandatos de la dictadura mundial.El 26 de abril pasado la Organización de Estados Americanos (OEA) convocó a una sesión extraordinaria en Washington, donde se reconoció en forma unánime que existe una institucionalidad democrática en Bolivia, y se reclamaron diálogos a los prefectos de la Media Luna (Santa Cruz, Pando, Tarija y Beni ) que no escuchan voces, leyes ni constituciones. Pero ésto, debe convertirse en una acción concreta contra todo golpismo.El canciller boliviano, David Choquehuanca, planteó abiertamente las amenazas sobre su país, que persisten desde la llegada de Evo Morales al gobierno, quien asumió en enero de 2006.
La acción de Estados Unidos, que maneja todos los hilos de la guerra sucia y la desestabilización, es permanente, sin tregua. Esto se agravó aún más con el envío a ese país del embajador Philip Goldberg, un reconocido atizador de fuegos para separatismos y guerras fraticidas. Tenía el terreno abonado por su antecesor el ex embajador David.N.Greenlee, cuya historia en dos períodos en Bolivia es un tratado de injerencias, impunidades y crímenes.Goldberg reconocido como un experto en agudizar conflictos étnicos o raciales y por su intervención y experiencia en las luchas étnicas desde Bosnia hasta después de la separación de la ex Yugoslavia, iba a ser clave para Bolivia.
Nadie dudó de que su mano estaría detrás del intenso proceso separatista de Santa Cruz de la Sierra, escenario propicio para los planes de su gobierno, exacerbando los elementos de racismos y odios contra la población indígena, el esclavismo que impera y que fueron la base de las dictaduras y las imposiciones neoliberales, finalmente derrotadas por el pueblo boliviano en una lucha heroica en los últimos años.En el pasado diplomático del embajador figuran sus asesorías en el departamento de Estado, entre ellas en el caso Haití y otras y su paso por Sudáfrica, Colombia, y Paraguay. Después de ser Ministro Consejero de la
Embajada en Santiago de Chile del 2001 al 2004, Goldberg fue otra vez a los Balcanes al frente de la misión en Kosovo, donde trabajó para la separación de los Estados de Serbia y Montenegro hasta 2006.Cuando llegó a Bolivia, en Santa Cruz los empresarios croatas allí afincados ( sus amigos) ya tenían conformado el movimiento "Nación Camba", uno de cuyos principales dirigentes- con lazos empresariales en Chile y otros países- Branco Marinkovic, terminó dirigiendo el Comité Cívico del lugar, el mayor promotor de la desestabilización, con fuerte influencia en el resto de la Media Luna donde se concentran las mayores riquezas del país.
Que el terreno estaba bien abonado al interior de Bolivia y sus alrededores lo indican las denuncias previas a la asunción de Morales.Ya a mediados de 2004 la agencia de noticias Bolpress denunció que ante la perspectiva del triunfo de Morales, funcionarios de la embajada estadunidense en La Paz advirtieron a miembros de las Fuerzas Armadas y civiles bolivianos que Washington veía como "una amenaza a su seguridad" la posible llegada al gobierno de Bolivia de "un populismo radical», que podía violentar Sudamérica, y especialmente a la Región Andina.
También se aseguró que esto podría dar lugar a una intervención «por invitación», como lo advirtió el entonces director de la institución Seguridad y Democracia, Juan Ramón Quintana, quien sostuvo que podría suceder una "intervención, mediada por el manto de las Naciones Unidas y la OEA en el escenario boliviano».Otro signo externo amenazante fue la imposición de la inmunidad absoluta para las tropas de Estados Unidos a mediados de mayo de 2005, en Paraguay.Esas tropas estuvieron trasegando en maniobras por las fronteras de Paraguay, donde están ubicados- como una red- los cuarteles militares de ese país, en los mismos momentos en que Evo Morales llevaba adelante sus fuertes
medidas, anunciadas en el programa de gobierno.Las fuerzas especiales de Estados Unidos se desplazan en la frontera común con Paraguay en maniobras disimuladas en supuesta "Acción Cívica", que es una vieja táctica contrainsurgente para asegurar el control de poblaciones, mientras se va dejando una inquietante infraestructura.
El trazado en Paraguay está listo para cualquier aventura militar en la zona, con los llamados "Emplazamientos Operativos Adelantados" (EOA) en lugares geopolíticamente claves, entre los que se incluye una enorme pista de más de 3.800 metros de largo en el cuartel militar paraguayo de Mariscal Estigarribia.Esta pista fue construida por Estados Unidos desde la época del dictador Alfredo Stroessner (1954-1989) y modernizada en los últimos tiempos, asegurando la posibilidad de que en ese lugar estratégico -a sólo 250 Km de la frontera con Bolivia- puedan aterrizar los más grandes aviones de transporte con tropas, equipos de todo tipo y armamentos de guerra.En agosto de 2005 el experto brasileño en geopolítica Leonel Almeida Mello, advertía que no podía descartarse que "ese 'cerco' ( la presencia militar en Paraguay) sea una señal para hacer notar a Brasil que Estados Unidos no comparte su estrategia de liderar y fomentar la cohesión sudamericana incluyendo a líderes como Hugo Chávez o dialogando con Evo Morales".De acuerdo a su hipótesis "al establecerse en Paraguay el Pentágono piensa más en el imprevisible cuadro que hoy presenta Bolivia que es el centro del territorio sudamericano, el centro del equilibro del poder del subcontinente, hace fronteras con Brasil, Argentina, Chile y Perú. Cualquier conflicto en Bolivia amenaza a América Latina (...). Por eso creo que las denuncias de Rumsfeld (Donald) sobre infiltración chavista en Bolivia sólo consiguen inflamar más la situación. Es una lógica de guerra".

Se refería a declaraciones del ex secretario de Defensa de Estados Unidos, Donald Rumsfeld, en una gira por la región, cuando denunció la "penetración venezolana y cubana" en Bolivia y sostuvo que el entonces candidato Evo Morales "seguía instrucciones de los gobiernos de Venezuela y Cuba" y por lo tanto quedaba en la "la lista negra" regional.Para Goldberg tampoco era difícil "azuzar" las tensiones sociales agudizadas porque la oligarquía medieval boliviana vivía como una afrenta, que un indígena llegara al gobierno y se negaban a aceptar que no habían sido suficientes los más de 500 años de dominación para acabar con aquella presencia de profundas raigambres culturales propias y no contaminadas.
La influencia de los dirigentes de la "Nación Camba" (la Media Luna) se extendió y encendió fuegos, también en Cochabamba, donde la acción popular hizo fracasar los intentos de Manfred Reyes Villas, quien ilegalmente intentó forzar un referéndum autonómico para unir Cochabamba con Santa Cruz.Este ex capitán ligado a las dictaduras de Hugo Bánzer y García Meza, promovió la organización de grupos de jóvenes fascistas al estilo santacruceño y se produjeron trágicos incidentes con muertos y heridos, para terminar "refugiado" en Santa Cruz ayudado por Goldberg y la CIA.El 24 de noviembre de 2006 Erbol-Agencias denunció que un grupo de empresarios y terratenientes de Santa Cruz envió una comisión a España para contratar mercenarios que tienen varias agencias en ese país.Esto fue confirmado por investigaciones de El Confidencial Digital, página de Internet, mediante entrevistas a las propias empresas de mercenarios en España que fueron contactados por dos emisarios enviados por empresarios y terratenientes de Santa Cruz para desarrollar una "opción de fuerza" en Bolivia.El Confidencial documentó por lo menos tres reuniones de los
directivos de una firma de seguridad con los clientes 'golpistas'. Según esos datos se disponía entonces de 650 combatientes, "antiguos miembros de unidades de élite, que están repartidos en zonas limítrofes a Bolivia".Se dijo también que "las hipótesis más atendibles sobre la identidad de los promotores de esa iniciativa conduce a Industriales y terratenientes que actuarían con el apoyo de algunos políticos de los departamentos de Santa Cruz, Beni y Pando". Quedaron al desnudo los entretelones de encuentros de los líderes golpistas de Bolivia con el Partido Popular de España para apoyar la "guerra sucia".
También hubo serias denuncias con datos concretos sobre la participación de la Agencia de Estados Unidos para Desarrollo Internacional (Usaid) y la National Endowment Foundation (NED), según datos de los servicios de inteligencia del Estado Boliviano y de otros analistas, en los planes golpistas lo que significó el reparto de millones de dólares a organizaciones de todo tipo, incluyendo estudiantiles, periodistas, partidos políticos, intelectuales, empresarios y otros, con objetivos precisos para hacer fracasar la Asamblea Constituyente, utilizando incluso fuerzas de choque, propiciar enfrentamientos, movimientos por las autonomías, paros "cívicos", movilizaciones permanentes en las siete regiones del país, "violencia callejera" y otros hasta llevar al derrocamiento del gobierno.Esto es notable en la mayoría de los medios de comunicación masiva, activos protagonistas de las nuevas contrainsurgencias, que impulsan un enfrentamiento interno y una intervención externa.
El año 2007 fue muy difícil e incluso se produjeron los atentados dinamiteros contra el consulado de Venezuela y una residencia de médicos cubanos en Santa Cruz o el intento de atacar a un avión venezolano en el aeropuerto de esa ciudad, entre otros graves hechos a los que se sumaron
otros atentados realizados por una pareja de estadunidenses y la detención de una funcionaria de Estados Unidos, que traía desde su país, nada menos que cajas de municiones para su "sede" diplomática, según dijeron sus jefes.Ahora estamos en el escenario más cercano a aquellas denuncias, y de lo sucedido con los paros empresariales, huelgas de transporte y acciones que reproducían lo actuado contra el gobierno de la Unidad Popular del presidente Salvador Allende en Chile antes del golpe decidido por Estados Unidos y ejecutado por el ex dictador Augusto Pinochet, en septiembre de 1973.
El año pasado el presidente Morales denunció las conspiraciones de Estados Unidos y la oligarquía de su país contra su gobierno, durante la XVII Cumbre Iberoamericana de Santiago de Chile y exhibió ante los presidentes y jefes de Estado fotografías que mostraban al embajador Goldberg sonriendo en una foto junto a un "mafioso" y mercenario paramilitar colombiano Jhon Jairo Vanegas y el presidente de la Cámara de Industria y Comercio de Santa Cruz (Cainco), Gabriel Dabdoub.También se denunció el apoyo a esta conspiración de fascistas españoles y otros europeos, bajo el impulso muy evidente del ex presidente José María Aznar.El paro del autotransporte de Federaciones afiliadas a la Confederación Nacional de Choferes de Bolivia, a fin de 2007, con apoyo empresarial de Santa Cruz, fue uno de los fuertes intentos tanto como la llamada "rebelión" de los productores del campo en estos últimos meses que también intentaron parar el país, desabastecer y crear condiciones para el caos y el golpe.Esto sólo es una síntesis de todas las acciones que el gobierno y el pueblo de Bolivia resistieron en estos dos últimos años destinadas a crear un conflicto que podría culminar en un golpe e inclusive en una intervención para la que se han creado las condiciones.

Golpear a Bolivia es crucial para el gobierno de George W.Bush, cuando es visible su derrota en Irak, después de cinco años de sembrar el terror (más de un millón de muertos) en ese país y cuando la situación económica en Estados Unidos es de extrema gravedad en un año eleccionario.Por eso acentúa todos los conflictos como el que Washington creó entre Ecuador y Colombia. Ahora se agrega otro factor que es el triunfo del ex-obispo Fernando Lugo en Paraguay, un país que Estados Unidos ha considerado siempre como un territorio propio.Es América Latina, a través de sus gobiernos y sus pueblos, la que deberá actuar e imponer a organizaciones como la OEA, la defensa del gobierno de Bolivia, elegido por el pueblo de ese país en un hecho histórico.
Bolivia nos necesita a todos unidos, más allá de miserabilidades políticas o confusiones mediática.

37 comentários:

Anônimo disse...

I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
My web page is www.usainstantpayday.com

If your page is important contact me.
please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
Thanks
tymnimart

Anônimo disse...

magan fox videos, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megan fox smoking[/url] who's having sex with jaime foxx megan good
kim kardahian and ray j sex tape, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian free[/url] blonde kim kardashian
lyrics love story taylor swift, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift wigs[/url] taylor swift award show
hannah montana games .com, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]watch hannah montana[/url] entrevista a hannah montana
harry potter fan sites, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter party food ideas[/url] harry potter characters bios
directions to the mississippi river cruise, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]mimi rogers and tom cruise[/url] tom cruise motorcycle
justin bieber issue, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin biber ft ludacris[/url] about justin beiber
3 britney spears, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]lyrics to britney spears three[/url] britney spears sex
megan fox in transformers, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan fox jennifer's body pics[/url] megan fox yearbook picture

Anônimo disse...

hello all

I figured it would be a good idea to introduce myself to everyone!

Can't wait to get to know you all better!

-Marshall

Thanks again!

Anônimo disse...

hey


Just saying hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anônimo disse...

if you guys begging to donation [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmaceutics seeking generic drugs.
you can ascertain drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the basic [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anônimo disse...

Remember that online casinos can afford to do this because they simply do not have the overhead that their brick and mortar land-based counterparts have. Equally, there is no excuse for an online casino NOT to be honest for exactly the same reason. They can offer free casino chips AND be an honest online casino in circumstances where their physical equivalents would find the financial burden impossible.



1. He fully read the casino bonuses and promotions page. This sounds like common sense, but it's important to read the fine print. Many casinos offer a special terms of Service page for each individual casino bouns. Casinos make their money by "giving" you a promotional bonus and requiring you to gamble for just long enough so that in theory you lose your initial deposit and the bonus amount. This requirement is called the "play through requirement". Knowing the play through requirement and the odds of the game you are going to play are important. Because if you can find a casino that offers a low play through requirement and high enough bonus you could (in theory) make money for as long as your eligible for the bonus.
[url=http://www.onlinecasinos5.com]online casino[/url]
[img]http://www.bodog.com/publish/etc/medialib/bodogcom_media_lib/home-page-logo.Par.68918.Image.gif[/img]
Casino slots, blackjack, roulette, and other casino games are a relaxing way to unwind after a day of work. You may choose to open an account with a specific online casino operator. Some online gaming sites offer bonus dollars into your account upon sign-up. Many have 24/7 virtual support to help you understand their site and all it offers the player. Do you have a competitive streak? Do you want to match yourself up against other players? Many online casinos offer casino slots and table game tournaments. Enjoy the competition from your own home while in your pajamas. Try getting away with that in Vegas or Atlantic City, or anywhere else.

Beginner's Route to Online Casinos
The online casinos are a great source of entertainment and fun. That said, there are a number of things you should take into consideration before playing. Choosing the right casino should be your first step in your quest for a great gaming experience online. As such, choosing the right casino will lead you to have a lot of fun and also win at the same time. If you find yourself with a pathetic online casino, you are bound to run into a lot of problems with poor graphics low-wage outs.



Many online casinos feature a low entry cost and attractive payouts because they want to convert the millions of online entertainment seekers into casino players. Sure enough, online casinos are places where some fantastic entertainment can be had at a very small price. Having said that, it is important for a player to select a casino only after running a thorough check on it because a casino has to be reliable and it must inspire trust in the player.

Anônimo disse...

Everything about horse betting

We came across an article on ESPN.com written by Bill Finley entitled "2005 was a lousy year for horse racing." In his article Mr. Finley cites 9 reasons why 2005 was such a bad year for horse racing in America. Although we agree with several of his observations, number 8 on his list, "U.S. Pari-Mutuel Handle Falls", should have been dealt with more objectively.
[url=http://www.pulsebet.com]bet on horses[/url]
The style of racing, the distances and the type of events varies very much by the country in which the race takes place, and many countries offer different types of horse races.


The Triple Crown stands as the ultimate test of greatness, and that's why on the first Saturday in May each year, America's thoughts turn to horse racing and the hope of just one more Triple Crown winner. Because we do, after all, need another hero.
[url=http://www.pulsebet.com]bet on the derby[/url]
On paper, Barbaro is the horse to beat, and after his decisive win at the Kentucky Derby, he appears capable of beating all comers. But this is horse racing and no matter how it looks on paper we still have to run the race.

Anônimo disse...

If you are a novice gambler you probably haven’t heard the term but professional bettors who earn their livelihood from sports betting use the method all the time taking advantage of the variance in odds from the opinions of the diverse number of bookmakers. Even though it sounds as if it is a no risk situation that may not always be the case and there some issues that can cause you to lose.

Any one who bets on sports for profit will want to make sure they are getting the best sports betting odds but it doesn’t matter what you are betting on, the fact of the matter is that the house is going to be sure to come out on top. They don’t build those billion dollar casinos with winner’s money! The best odds are generally a little better and a sports bettor will likely see a return of eight to ten dollars for every hundred dollars he or she bets over a long term period.
[url=http://www.pulsebet.com]bet on sports[/url]
The changes that are going to be made to the Wire Act are quite simple. First and foremost the internet will be added to the list of wire communications that are prohibited. Of course the internet was not around in 1961 so it was not included in the first draft. In addition, penalties for breaking the Wire Act will increase from a maximum of two years in prison to five.

The problem is, most people wouldn't know where to begin if they had to devise their own worthwhile Selection System, and those clever enough to be able to do so simply wouldn't have the time to do it (it is an arduous task). In fact, there are only two groups of people who do bother to spend the time and money to do so properly: (i) Bookies and (ii) sports tipsters. However, while you can be 100% sure that all Bookies operate a good Selection System (but they won't share it with you), you can be sure that 99% of so-called expert tipsters don't. The number of tipsters doing a proper job on the Internet can probably be counted on the fingers of just two hands.

Anônimo disse...

This is yet another time Real Madrid has failed to advance to the quarterfinals; the team hasn’t made it since 2004. This year seemed to have incredible potential for Madrid, which was enjoying a winning streak and beginning to balance all the great new talent Coach Pellegrini purchased last summer. [url=http://www.pulsebet.com]real madrid football club[/url] With this victory, Real Madrid is focusing on their next match against Osasuna, which will be held on May 2nd. During their last match on January 3rd, neither of the two could obtain the victory; the game ended 0-0. Now, this game will be key for both squads; the Whites would be closer to surpassing Barça to obtain the La Liga title, which they haven’t won in two seasons. On the other hand, Osasuna, which tied their last game against Athletic Bilbao, are trying to add a triumph and surpass Espanyol in the 11th place of the standings. If Osasuna end in 11th or 10th place this season, it will be the best position they have achieve in four seasons.
bet football
Ahead by one, Real Madrid controlled the ball on both ends of the field; Espanyol was left behind the ball without ideas. Even when the team managed to recover the ball, the players didn’t know what to do with it. Espanyol’s ineptitude helped Pellegrini’s men enjoy a wonderful half hour, during which they played how they wanted, when they wanted, and where they wanted. [url=http://www.pulsebet.com]ronaldo[/url] The second goal of the night came after Xabi sent a pass to the edge of the box, from which Messi drove a precise, angled left-footed shot into the far corner of the net. Then, left alone in the penalty area, Gerard Picque took a pass from Ibrahimovic and finished the play with an easy throw that passed the goalkeeper and moved the score to 3-0.

Anônimo disse...

cool guys! co-occur the latest free [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] games like roulette and slots !endorse evasion like a sparkle the all modish extra [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games at the all stylish www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the web! profit from our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and finish first in money.
you can also restraint other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos bonus[/url] . check out this new [url=http://www.place-a-bet.net/]online casino[/url].

Anônimo disse...

Love casinos? examine this late-model [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] games. president and get up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also inhibit our novel [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and succeed in realized fortune !
another late-model [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele site is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, arrange unrestrained online casino bonus.

Anônimo disse...

So I bit the bullet -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-ValveDock-with-Speakers.html]Fatman iTube Valvedock[/url] and I've got to say I am extremely pleased. I actually listened to one at a friend's house several months ago and just couldn't get that quality out of my head because it impressed the heck out of me. I searched online everywhere for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I phoned them first and asked a bunch of questions and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and made the purchase. Dispatch was fast. Everything was as it should be. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they dispatch outside of Oz but you won't be sorry if they do.

Very nice...

Peter

Anônimo disse...

Всем привет!

Недавно перед мной встала задача, куда деть накопишиеся [b]европоддоны[/b], или еще их называют [b]Паллеты[/b],
[b]Поддоны[/b], [b]Европаллет[/b]ы Размеры 800*1200, 1000*1200- Это [u]Тара Пром назначения[/u].
Немного предистории.
Сам я тружусь кладовщиком на складе. Нам приходит много продукции на [b]Европоддонах[/b],
товар продаем а поддоны остаются, у нас встал вопрос куда их девать.
Раньше мы их сжигали.
Потом я узнал, что за поддоны можно получить деньги.
Начал обзванивать фирмы везде были цены маленькие,
потом друзья мне подсказали, что в Челябинске есть такая Фирма "[b]Уралсклад[/b]",
около 10 лет на Рынке Промышленной Тары с прекрасной репутацией.
Я нашел их сайт в интернет - [url=http://www.uralsklad.ru]www.uralsklad.ru[/url] и позвонил по тел. +7(351) 233-07-14.
Буквально через час подъехал их представитель, Авто с Логотипом "[url=http://www.uralsklad.ru]Поддоны Челябинск[/url]".
Цены закупочные оказались самые высокие в г. Челябинске.
Все цивилизовано грузчики загрузили [b]Паллеты[/b] ешё и лом поддонов купили, расчитались на месте наличными.
Про другие фирмы я узнавал либо Цены низкие, либо Бракуют много, да и денег от них не дождешься.

Так что если у вас завалялись [b]европоддоны[/b], не торопитесь их выбрасывать, лучше обменяйте их на деньги.

Anônimo disse...

cheap auto insurance michigan car insurance

Anônimo disse...

I would like to thank You for being the member of this website. Please allow me to have the opportunity to show my satisfaction with Host Gator web hosting. They offer professional and instant support and they also offering some [url=http://tinyurl.com/gatorcoupon ]Hostgator coupon codes[/url].

I love HostGator hosting, you will too.

http://nommoproductions.com/simplemachinesforum/index.php?action=profile;u=608979

Anônimo disse...

We purvey all kinds of excessive swelling s that light on to pass in a dissimilarity of styles, colors and sizes at wholesale price.All [url=http://www.oyeahbridal.com]prom dresses[/url]
are sale-priced with up to tryst styles allying apparels including artist combining pray for someone dotty a take away, seaside combining dresses, affiliation gowns, bridesmaids dresses, prom outfits, bourgeon gal dresses & care in return dresses.Even we can make available the services of unencumbered impact customization and manumitted increased by span Wallop the whistle on gain affordable astonishing union dresses intermittently!get onto a recoil searing shopping, array faultlessly fated concerning the jumbo mixing motions with the labourers of Oyeahbridal.


http://www.oyeahbridal.com/cheap-prom-dresses-2013.html

Anônimo disse...

We victual all kinds of excessive property s that come in a difference of styles,[url=http://www.safeandsoon.com/]cheap wedding dresses[/url]
[url=http://www.discountpartydress.com]discount party dresses[/url]
[url=http://www.weddinghow.net]cheap wedding dresses[/url]
[url=http://www.weddingideas4u.com]discount wedding dresses[/url]
[url=http://www.dresswomen.net]affordable wedding dresses[/url]
colors and sizes at wholesale price.All are cheap with up to date styles associating apparels including designer coalescence scold, seaside wedding dresses, conjugal gowns, bridesmaids dresses, prom outfits, flower skirt dresses & shelter dresses.Even we can accommodate the services of on the loose area customization and manumitted plus gauge Purchase affordable astonishing joining dresses now!satisfaction in hot shopping, dress perfectly looking for the whacking big juncture with the labourers of G-marry bridal.


http://www.sexydress4prom.com

Anônimo disse...

[b][url=http://www.outletonlinestore.co.uk/]www.outletonlinestore.co.uk[/url][/b] Showbiz software package has helped lead the digital revolution in movie, tv, songs, and training video. When most productions still depend on actors, cameras, lights, and props, in addition they turn to numerous varieties of showbiz software program that can help within the course of action. While in the times ahead of computers, just about every component of the exhibit, from its budgeting to its editing, was accomplished strictly by hand.

[b][url=http://www.uggsclearanceonline.co.uk/]ugg boots uk[/url][/b] Marissa's robe is nice but I do not believe it need to have that pearl embelishment. Her chinese kimono inspired gown demonstrates of her determine and her legs nicely. Her shoes looks amazing. Should you are heading to head out and appear for any superior supply with a Louis Vuitton purse the someone position that you do really need to be cautious about will be to make certain that you just are not obtaining a pretend a single. There are actually every kind of knockoffs starting to be offered, significantly a great deal additional than there are genuine styles. It can be pretty much unattainable to notify the variance amongst an actual Louis Vuitton in addition to a fake 1 certain, lots of the fakes are of exceptionally massive top quality.

[b][url=http://www.toplouisvuittonhandbags.co.uk/]www.toplouisvuittonhandbags.co.uk[/url][/b] An essential downside if this funding strategy is the fact it directly areas the company owner's property at risk. In truth, the business operator is putting a guess - with their residence as the possible wager - that the enterprise will do well and will have the opportunity to repay the mortgage. Considerably like lines of credit, business enterprise proprietors need to make use of this technique of financing incredibly cautiously..

[b][url=http://www.uggukwebsite.co.uk/]uggs uk[/url][/b] The genuine Lv large heel mules flip flops authentic louis vuitton wallet has grown to be the sexiest of most Lv flip flops. It seems becoming a footwear the particular Language of historical greece girls might have placed on while in the earlier days. It's placed on within the thong fashion and is made up of brass alter curly hair in which set in the conventional, streamlined sort to your toned sandal.

[b][url=http://www.outletonlinestore.co.uk/]louis vuitton purses[/url][/b] These great high conclude solutions are manufactured by expert craftsmen. Additionally, these bags are created from just the best quality components. Primary Louis Vuitton solutions, instead of the pretend Louie Vuitton bags, are available a range of models and colors., all of them classy and lots of special.

Anônimo disse...

[url=http://ivlkrwnnz.com]PReJfb[/url] , nXjJM - http://hhmgziigpu.com

Anônimo disse...

In a nutshell it is an unsecured, short-term loan is an agent of the activity this kind of credit is now so well acknowledged. How is are called payday loans. You may do this at the allot to go all bets off the boring authentication that Christian loans American plan. How To Qualify more than what you need. [url=http://paydayloansinstant4.co.uk]payday loans no credit check[/url] Thus, people with adversive accept a mass of such as CCJs, defaults, IVA or arrear may town and hunt down Tommy lenders by foot.

Anônimo disse...

[url=http://www.broncosnflprostore.com/]Von Miller Elite Jersey[/url]

While on the subject, can I tell you how cruel it felt to force open her sore mouth so I could administer the drugs? Not fun!) I did manage to get her off the painkillers before she got hooked like many Hollywood stars and had to check in to the kitty version of the Betty Ford Clinic For instance, Post-It(R) Notes would never have been made possible unless the guy atthe factory didn't mess up mixing the glue recipe As soon as you act with the purpose of receiving something, you have removed love from the act You have fears

[url=http://www.frankgorejersey.net/]Frank Gore Red Jersey[/url]

Okay, let's begin cleaning that laser printer of the laser toner We all must think and choose for ourselves as we learn from our soul and all the potential of it and humanity ? we must not be 'fool ? owers'!It was the first thought of prehistorians involved in the late nineteenth-century debate of science against the church that the newly discovered evidence of prehistoric art and ceremony revealed an evolution of man's 'spiritual' and 'religious' side, as opposed to his developing 'practical' or 'aggressive' side as indicated by the tools And, don't forget to neuter (or spay) your pet In addition, it's easier to market your practice to a particular group if you know where to find them

[url=http://www.heathmillerjersey.net/]Heath Miller Women's Jersey[/url]

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]free casino games[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] unshackled no deposit perk at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino games
[/url].

Anônimo disse...


[url=http://shensacen.overblog.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyis.skyrock.com/3133949712-Selection-Mode-Sacs-a-main-en-gros-aux-etats-Unis.html][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyi.sosblogs.com/The-first-blog-b1/Est-ce-que-votre-organisation-Envoyer-Guides-Utilisez-Sacs-postale-b1-p1.htm][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyie.ucoz.com/index/shenenmaoyie/0-4][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiss.livejournal.com/][b]sac longchamp[/b][/url]

Anônimo disse...

dunst dating http://loveepicentre.com/faq.php tips on dating conversation

Anônimo disse...

http://postharvesthub.vudat.msu.edu/?q=node/15891 LarseBreevy how to start a business with $1000 gaismEscabs [url=http://www.fedamon.com/?q=content/empower-network-proprietary-ohio-frustrated-hatton]start business with 1000[/url]

Anônimo disse...

simply dropping by to say hey

Anônimo disse...

free legacy of the force ebook http://audiobookscollection.co.uk/TypePad-For-Dummies/p197926/ stephen king and ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/it/Shut-Up-Stop-Whining-and-Get-a-Life-A-Kick-Butt-Approach-to-a-Better-Life/p157254/]free ebook cover[/url] paper towns by john green ebook

Anônimo disse...

penis bible free download ebook http://audiobookscollection.co.uk/it/Ajax/c2600/ burn fat feed muscle ebook amazon kindle 3 wireless ebook reader free ebook on money gambling

Anônimo disse...

marketing ebook business opportunity http://audiobookscollection.co.uk/fr/Adobe-Photoshop/c1424/?page=1 safari ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/it/Nonlinear-Hyperbolic-Waves-in-Multidimensions/p171307/]the tale of despereaux ebook[/url] sharpe's company ebook

Anônimo disse...

aged self corporation ebook http://audiobooksplanet.co.uk/Guoping-Qiu/m45949/ the art of public speaking ebook [url=http://audiobooksplanet.co.uk/Adobe-Acrobat-7-in-the-Office/p110556/]the fountainhead ebook[/url] physics alonso finn ebook

Anônimo disse...

gps software gps fleet management http://buysoftwareonline.co.uk/fr/product-37351/Ultra-Video-Spliter-4-1 dvd movive making software [url=http://buysoftwareonline.co.uk/category-12/Multimedia-and-Entertainment?page=125]xlight ftp server software[/url] accounting canadian software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-37350/Ultra-Video-Joiner-6-0]Ultra Video Joiner 6.0 - Software Store[/url] bible software bible
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-27148/BulletProof-FTP-Server-2010][img]http://buyoem.co.uk/image/2.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

It's impressive that you are getting ideas from this piece of writing as well as from our dialogue made at this place.

Here is my page ... 激安プラダ バッグ

Anônimo disse...

I read this paragraph completely concerning the resemblance of hottest and previous technologies, it's amazing article.

my webpage :: ロレックスコピー

Anônimo disse...

Hi there, just wanted to mention, I loved this
blog post. It was practical. Keep on posting!

Have a look at my web blog; ロレックスレプリカ

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/estrace.htm][img]http://onlinemedistore.com/12.jpg[/img][/url]
ess solution neighborcare pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/catalogue/h.htm no prescription online pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/motrin.htm]minnesota pharmacy license verif[/url]
the pharmacy connection http://certifiedpharmacy.co.uk/products/lioresal.htm winslow drug pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/cordarone.htm]cordarone[/url]
pharmacy scam http://certifiedpharmacy.co.uk/products/tenormin.htm peachtree pharmacy atlanta [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/kamasutra-dotted-condoms.htm]pharmacy tech schools az[/url]
compair walmart pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/prednisone.htm powerpak pharmacy continuing ed [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/levitra-professional.htm]levitra professional[/url]

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/crestor.htm][img]http://onlinemedistore.com/12.jpg[/img][/url]
pharmacy info for meds http://englandpharmacy.co.uk/products/kamagra-oral-jelly.htm kindred pharmacy services worthington oh [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/acticin.htm]ncmh or pharmacy telephone number chapel hill[/url]
midway pharmacy los angeles 8733 beverly boulevard http://englandpharmacy.co.uk/catalogue/c.htm compounding pharmacy fredericksburg [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/glucophage.htm]glucophage[/url]
ultram pharmacy online http://englandpharmacy.co.uk/products/sublingual-cialis.htm pharmacy plans [url=http://englandpharmacy.co.uk/categories/birth-control.htm]hotels near massachusettes college of pharmacy[/url]
mini pharmacy and medical supplies http://englandpharmacy.co.uk/products/suhagra.htm diplomat specialty pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/medrol.htm]medrol[/url]

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/periactin.htm][img]http://onlinemedistore.com/12.jpg[/img][/url]
career in pharmacy certified pharmacy technician http://englandpharmacy.co.uk/products/levitra-super-active-plus.htm consultation pharmacy free show accepting medical freeboard [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/glucophage.htm]reviews epainmedsglobal barry posts time week pharmacy[/url]
ohio state board of pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/erectalis.htm iowa pre pharmacy scholarships [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/caverta.htm]caverta[/url]
zocor online pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/uroxatral.htm pharmacy key chain [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/doxazosin.htm]canadian pharmacy drug[/url]
giant pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/cymbalta.htm safeway pharmacy amosan [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/tretinoin-cream-0-05-.htm]tretinoin cream 0 05 [/url]