segunda-feira, 7 de abril de 2008

Professores e estudantes do NELAM fazem reunião com Cônsul Geral de Cuba

Os professores Marcelo Buzetto e José Alfonso Klein, junto com um grupo de 15 estudantes do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) estiveram, no último dia 29/04, no consuldado de Cuba em São Paulo.

No dia 29 de abril realizou-se a primeira reunião deste ano entre professores e estudantes do Núcleo de Estudos Latino-americanos - NELAM e representantes do governo de Cuba. A reunião ocorreu no Consulado de Cuba, no bairro de Perdizes, em Saõ Paulo. Além dos professores Marcelo Buzetto e José Alfonso Klein, coordenadores do NELAM, 15 estudantes do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Fundação Santo André, membros do NELAM, estiveram presentes.

Pelo Consulado da República de Cuba participaram o Cônsul Geral, Sr. Carlos Trejo e o Cônsul Bladimir. Os dois diplomatas cubanos fizeram uma exposição da situação de Cuba na atualidade, destacando os convênios e parcerias que este país desenvolve com universidades e com o governo brasileiro. Falaram sobre as possibilidades existentes de convênios e de intercâmbio que poderiam se desenvolver entre o Centro Universitário Fundação Santo André, através do NELAM, e instituições de ensino e pesquisa de Cuba.

Entre os membros do NELAM estavam diretores da FAECO Júnior, entidade formada por alunos e ex-alunos da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do CUFSA. FAECO Júnior e NELAM farão uma reunião para discutir os encaminhamentos relacionados à possíveis parceiras com o governo cubano e o CUFSA.

Os membros do NELAM decidiram elaborar uma proposta de intercâmbio para ser apresentada ao CUFSA.

Outro tema discutido durante a reunião foi a formação de um grupo de estudantes e professores do NELAM para conhecer Cuba em janeiro de 2009, durante as comemorações dos 50 anos da Revolução Cubana. O convite feito pelo Cônsul foi recebido com muito entusiasmo, e o NELAM já está se organizando para que aqueles que estejam interessados nessa viagem possam ir se preparando desde já para conhecer esta experiência particular de desenvolvimento econômico e social que é Cuba.

Ao final da reunião houve um debate sobre a situação atual de Cuba e os desafios que este país têm enfrentado diante do bloqueio econômico estadunidense, uma ação de guerra que causa inúmeros prejuízos econômicos e sociais para esta pequena ilha caribenha.
Outro tema que tomou conta da reunião foi um informe sobre o Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba e a II Convenção Paulista de Solidariedade a Cuba, que será realizada no dia 10 de maio, em São Paulo.
No final da reunião os estudantes receberam um presente do Cônsul, charutos cubanos, um produto conhecido internacionalmente e que já faz parte da cultura popular em Cuba.

O NELAM agradeceu a hospitalidade do Cônsul Geral de Cuba, Carlos Trejo, e do Cônsul Bladimir, e já fez o convite para que, assim que for possível, os dois visitem, mais uma vez, o Centro Universitário Fundação Santo André.

Nenhum comentário: