Mostrando postagens com marcador Cuba. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cuba. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de outubro de 2007

2.175 declaran apoyo a la libertad de Los Cinco

Por lo menos 2.175 personalidades de diferentes partes del mundo ya rubricaron el nuevo llamamiento en defensa de la libertad de los cinco presos políticos cubanos encarcelados en Estados Unidos, desde hace más de nueve años. El llamamiento elaborado por el escritor Roberto Fernández fue presentado recientemente en Casa de las Américas y ahora circula en internet.
Firman el documento gran personalidades como los premios Nobel Adolfo Pérez Esquivel (Argentina), Nadine Gordimer (Sudáfrica) y Wole Soyinka (Nigeria), además de Danielle Mitterrand (Francia), Oscar Niemeyer (Brasil) y Eduardo Galeano (Uruguay) y el presidente de Bolivia, Evo Morales.
El llamamiento exige la liberación inmediata de Ramón Labañino, René González, Fernando González, Gerardo Hernández y Antonio Guerrero, conocidos por "Los Cinco". "Sumamos nuestras voces a todas las que en el mundo reclaman el cese inmediato de esta enorme injusticia", dice el documento.
Según el llamamiento, Los Cinco han permanecido aislados en prisiones de máxima seguridad, bajo crueles condiciones de reclusión, en violación de sus derechos humanos y de las propias leyes estadounidenses. "No debemos cejar en el empeño hasta que la verdad se abra paso y estos hombres retornen a su país y a sus familias", señaló.
Nuevas adhesiones podrán formalizarse en la página.


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Grupo de estudos


O NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS (NELAM)
CONVIDA TODOS E TODAS PARA ESTUDO E DEBATE DO LIVRO
"DA GUERRILHA AO SOCIALISMO: A REVOLUÇÃO CUBANA", DE FLORESTAN FERNANDES (EDITORA EXPRESSÃO POPULAR http://www.expressaopopular.com.br

DIA 27/10 (SÁBADO), 11H00, SALA 24 DA FAFIL
APRESENTAÇÃO INICIAL DOS CAPÍTULOS DO LIVRO SOB A RESPONSABILIDADE DE :
Nathalia Dellalibera Goduto - NELAM
Prof. Marcelo Buzetto - NELAM
Prof. José Alfonso Klein - NELAM
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
AV.PRÍNCIPE DE GALES, 821, BAIRRO PRÍNCIPE DE GALES, SANTO ANDRÉ/SP.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Mais de 8 milhões de cubanos participam de eleições municipais

Mais de 8 milhões de cubanos participam de eleições municipais Ontem, 21 de outubro, mais de 8.300.000 cubanos foram convocados às urnas para eleger, mediante voto secreto e direto, a 15.326 membros das denominadas 169 Assembléias de Poder Popular municipal que existem em todo o país. Para a eleição, se apresentaram 37.328 candidatos cuja única condição é haver sido indicado por algum cidadão cubano. Não é necessário pertencer a nenhuma determinada organização nem partido, tampouco o Comunista. Em Cuba não existe a campanha eleitoral por meio publicitária, o que permite igualdade de oportunidade para todos os candidatos; a difusão consiste na exposição de suas fotos e biografias em diferentes pontos de máxima concorrência de sua população. A jornada eleitoral é também um dia especial para os cubanos, que fazem as vezes de interventores e testemunhas, para que a votação transcorra com normalidade. O presidente Fidel Castro recordou em um breve artigo publicado no Granma a comparação entre as eleições de Cuba e dos Estados Unidos: "Em primeiro lugar, se deve ser muito rico, ou contar com o apoio de muito dinheiro. Depois, investir enormes somas em publicidade, que é especialista em lavagem cerebral e reflexos condicionados. Ainda que haja honrosas exceções, ninguém pode aspirar a nenhum cargo importante se não dispor de milhões de dólares. Para ser eleito presidente, são necessários muitos milhões, que saem das arcas dos grandes monopólios. Pode triunfar o candidato com uma minoria dos votos nacionais".
Ao terminar o horário de votação, qualquer cidadão pode ficar para a contagem dos votos recolhidos nas urnas. Os candidatos deverão conseguir a maioria absoluta dos votos, se não for assim, haverá um segundo turno entre os mais votados. Os eleitos têm um período de mandato de 30 meses
Os delegados eleitos em âmbito municipal formam parte da estrutura básica da democracia cubana; eles acumulam as necessidades, demandas e propostas da população e as levam às instancias superiores. Nenhum recebe remuneração alguma e pode ser anulado em qualquer momento em que os cidadãos considerem que não está respondendo ao mandato pelo qual foi eleito. Na maioria das democracias representativas, esses mesmos cargos são remunerados e, independente de sua tarefa, não podem ser anulados pelos cidadãos durante todo o período de sua legislatura.
O direito ao voto e à nomeação corresponde a todos os cidadãos cubanos maiores de 16 anos, capacitados mentalmente e sem sanção penal.
Quanto ao censo eleitoral "qualquer cidadão está em seu direito de verificar diante das autoridades eleitorais, sua inclusão em listas que sejam públicas", explicou Tomás Amaran, Secretário da Comissão Eleitoral Nacional.
A presidenta da Comissão Eleitoral Nacional, María esther Reus, explicou que, do total de votantes, uns trezentos mil o fizeram pela primeira vez ao chegar aos 16 anos de idade. O segundo turno das eleições está previsto para o dia 28 de outubro.


Fonte: por Pascual Serrano, de Rebelión/Altercom